terça-feira, 10 de abril de 2012

Receita tradicional Madeirense: Filetes de espada, quem gosta?

Na cozinha tradicional madeirense, o peixe espada preto é sem dúvida o mais emblemático, pelo que veio a tornar-se uma “iguaria obrigatória” na restauração da pérola do atlântico.
Na Madeira esta espécie é alvo de uma pescaria tradicional importante que se desenrola há mais de 200 anos, constituindo assim a Madeira o primeiro local no mundo onde foi explorado comercialmente um recurso de profundidade.
O peixe espada preto possui elevadas qualidades gastronómicas e constitui um prato típico preparado de diferentes formas.

Ingredientes:
 
- 1,2 kg de peixe-espada preto;
- 2 chávenas (chá) de caldo de carne;
- 2 chávenas (chá) de farinha de milho;
- sal e salsa q.b.;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- óleo para fritar;
- pimenta em grão;
- 4 dentes de alho;
- 2 folhas de louro;
- 1/2 limão;
- 2 ovos;
- 50 gr de farinha
 
Confecção:
 
Leve o caldo de carne ao lume até ferver. Junte a farinha de milho e mexa para não formar grumos. Tempere com sal e adicione a manteiga. Envolva muito bem e coloque a massa sobre uma tábua de cozinha. Uma vez fria, corte aos cubos e frite no óleo quente. Escorra e reserve.
Polvilhe o peixe com sal grosso e esfregue com um pano para retirar a pele. Lave e desfaça os filetes, cortando no sentido do comprimento junto à espinha. Tempere com sal, pimenta moída na altura, os alhos laminados, as folhas de louro e sumo de limão. Bata as claras em castelo e misture suavemente nas gemas batidas. Passe os filetes pela farinha e depois pelo ovo. Frite no óleo e escorra, polvilhando com salsa finamente cortada.
Acompanha muito bem com batatas cozidas ou salteadas e arroz branco, ou milho frito.

BOM APETITE!

Sem comentários:

Enviar um comentário