terça-feira, 4 de setembro de 2012

Eventos na #Madeira em Setembro

Veja os especiais eventos deste mês na Ilha da Madeira e do Porto Santo; divirta-se e participe nas celebrações!

 
Festa do Vinho da Madeira – 26 de Agosto a 2 de Setembro
A festa do Vinho da madeira começa no Estreito de Câmara de Lobos em Setembro com a vindima, a apanha e todo o processo de fabrico do vinho ao vivo seguido de um cortejo tradicional.
O centro do Funchal também se encherá de celebrações, exposições, grupos folclóricos e stands nas ruas que servem o famoso Vinho da Madeira e pratos tradicionais.

Festa do Senhor Bom Jesus – Ponta Delgada – 1 e 2 de Setembro
A Ponta Delgada celebra a Festa do Senhor Bom Jesus; uma das maiores peregrinações da Ilha da Madeira. Uma multidão impressionante enche a vila de Ponta Delgada, muitos chegando a pé de toda a ilha, transformando-a numa festa cheia de tradição, comida e bebida. A festa continua durante toda a primeira semana de Setembro, época alta em que muitos emigrantes regressam para visitar a terra natal.

Grande Prémio da Madeira (Volta à Ilha em Bicicleta) – de 7 a 9
A Prova da Volta à Ilha em Bicicleta é um evento anual organizado pela Associação de Desportos da Madeira e oferece excelentes circuitos ideais para ciclistas jovens, amadores e profissionais.
Descubra a Ilha da Madeira de Bicicleta e desfrute da sua história natural e das mais espectaculares vistas durante a época do Outono.

Festival de Colombo – Porto Santo - 13 a 15 de Setembro
A Vila Baleira na Ilha de Porto Santo celebra o Dia de Cristovão Colombo, com grandes festividades, exposições, música e principalmente um maravilhoso cortejo histórico baseado nas descobertas da sua vida e na recreação teatral da sua chegada ao Porto Santo.

Festa da Nossa Senhora da Piedade – Caniçal – 15 e 16 de Setembro
A Festa da Nossa Senhora da Piedade é dedicada aos pescadores. O Caniçal é uma das mais antigas paróquias da Ilha da Madeira e é aqui que se celebra esta festa em honra da padroeira dos pescadores – Nossa Senhora da Piedade. Os pescadores participam numa procissão aquática até a pequena capela de Nossa Senhora da Piedade no topo do Monte Gordo perto da Ponta de São Lourenço com os seus barcos decorados e pintados com cores vivas. A procissão tem lugar no Sábado e os barcos partem do Caniçal em direcção ao porto da Quinta do Lorde. O barco é escolhido por sorteio duas semanas antes da realizaçao da festa para transportar a Santa; quando os barcos param na Quinta do Lorde os participantes continuam a procissão a pé até a capela; a estátua da Nossa Senhora da Piedade é então levada até ao barco e depois para a vila do Caniçal para a celebração.
No próximo dia, Domingo, é feita nova procissão de barco para devolver a Santa à sua capela.
A procissão é acompanhada de hinos tradicionais dos devotos e pela música da banda da terra. Como em todas as outras festas na Ilha da Madeira há muita celebração com entretenimento, espetada em pau de louro e bolo do caco.

Festa do Pêro – Ponta do Pargo – 15 e 16 de Setembro
A Festa do Pêro é um evento rural que acontece na encantadora vila da Ponta do Pargo, onde os agricultores de várias regiões em volta se juntam e transformam com sucesso a colheita do pêro numa festa animada.
A qualidade aromática destes famosos pêros é tanta que alguns escritores antigos até se referiram a ela; os navios em alto mar que se dirigiam para a Madeira detectavam o seu perfume.
A festa consiste num cortejo tradicional, exposição, lojas, provas de sidra e muito entretenimento.

Mostra da Sidra – Santo da Serra – dias 22 a 23 de Setembro
Santo da Serra celebra a Mostra da Sidra. O evento inclui uma exposição de diversas variedades de maçã e outros produtos relacionados. Haverá ainda um pequeno cortejo e muita animação. Os visitantes terão também a oportunidade de desfrutar de uma prova de sidra, de demonstrações do seu fabrico, música e gastronomia tradicional.

Dia Mundial do Turismo – Funchal  - 27 de Setembro
A Ilha da Madeira, uma região de turismo por excelência, celebra o Dia Mundial do Turismo; um evento anual promovido pela Secretaria Regional do Turismo, proporcionando uma oportunidade perfeita para reconhecer a importância do turismo na economia, sociedade, cultura e política da vida da ilha.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se a 27 de Setembro com vários eventos culturais, actividades, entretenimento e entradas livres em muitos museus e jardins.
 
Fonte: Madeira Live

Sem comentários:

Enviar um comentário